24 thoughts on “Guestbook

  • João Lança:

    Ao longo deste curso de N/S tu guiaste o nosso caminho. Mostraste-nos a cada momento, luta, compreensão, paciência, inteligência e dedicação.
    És um excelente formador com grande capacidade de comunicação e com conhecimento suficiente para se adaptar às dificuldades dos formandos.
    Continua assim…

    Parabéns à Resgate por este excelente Formador/ Amigo Wink

    beijinho*

    mensagem de: Neuza Gomes @ Açores- Terceira [Quarta, 18 de Junho de 2008 14:44]

  • A existência deste site deve-se essencialmente a uma pessoa e à sua família. Ao nosso querido amigo Eduardo e à sua maravilhosa família. Obrigado família Taborda,
    Obrigado SYBASE

    mensagem de: Antonio Mestre @ Sines [Quarta, 25 de Junho de 2008 01:32]

  • Apeteceu-me citar um Homem que muito admiro, e admiro-o por ter tido a ousadia de ser Palhaço, para homenagear todos os membros da Resgate, agradecendo o trabalho em prol dos outros, não só utentes mas muito especialmente pelos jovens.

    “Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso.”
    Acho que todos os jovens que vos passaram pelas mãos levaram um pouco de vós e deixaram certamente um pouco deles.

    “Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder
    com classe e vencer com ousadia,
    pois o triunfo pertence a quem se atreve…
    A vida é muita para ser
    insignificante.”
    Continuem!!

    mensagem de: Teresa @ [Quinta, 03 de Julho de 2008 21:37]

  • Como presidente da Assembleia Geral da Resgate, quero felicitar os novos corpos gerentes da associação e ao mesmo tempo, enaltecer o grande trabalho até aqui desenvolvido em prol da sociedade e do bem comum.
    Um abraço ao Mestre e ao Lança.
    Bem hajam.

    mensagem de: José Moura @ Sines [Quarta, 09 de Julho de 2008 22:46]

  • Em nome da Sybase, agradeço à Resgate a actividade desenvolvida para a nossa empresa e o excelente dia de sábado que nos proporcionaram, desde a formação em Suporte Básico de Vida, até às actividades de grupo e à aula de surf da parte da tarde.
    Ainda que tardio, aqui fica o nosso agradecimento e o reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido pela vossa associação, a todos os níveis.

    mensagem de: Eduardo Taborda @ Lisboa [Sexta, 25 de Julho de 2008 23:32]

  • Pessoal mais um curso de juniores que passou, e cada vez são mais!!! O que é óptimo, porque assim vemos que cada vez mais temos jovens interessados no trabalho do Nadador Salvador…

    Mestre muitos parabéns por há 4 anos atrás te teres lembrado e avançado com esta ideia, pois o juniores em muitas situações são uma ajuda preciosa para o Nadador Salvador desde o auxílio no socorro da vitima até há simples companhia para passar o tempo!!!

    mensagem de: Paulo Gomes @ Sines [Segunda, 04 de Agosto de 2008 13:18]

  • Venho elogiar o trabalho de equipa a força a resistência, a coragem a disciplina e a experiência dos nadadores salvadores que estiveram envolvidos no resgate do dia 12 de Agosto na Praia da Atalaia junto à Praia das Furnas. Obrigado Bruno Luz, Susana, André Vitorino, Samuel e Filipe Abenta
    (ao amigo surfista), sempre prontos ajudar.

    mensagem de: António Mestre @ Sines [Terça, 19 de Agosto de 2008 03:25]

  • Sou mergulhador da marinha do Brasil, instrutor de Natação de Salvamento, cuja aplicabilidade é resgatar naufragos em alto mar e auxiliar o escape de aerotripulantes que por ventura, venham a cair no mar. Admiramos muito o trabalho de vocês e implantar algumas técnicas em nosso meio, porém falta-nos o primordial que é um contato e a anuencia para que firmemos este vinculo de intercâmbio entre nós.
    Desde já, agradeço toda a contribuição e aguardo contato.

    mensagem de: RICARDO @ RIO DE JANEIRO [Quinta, 04 de Setembro de 2008 18:51]

  • No dia 3 de Setembro houve um acidente perto de Morgavel. Duas vitimas caidas no chão. A junior Marta Fernandes esteve muito bem integrada nas equipas de socorro. Beijinhos

    mensagem de: Antonio Mestre @ Sines [Sábado, 06 de Setembro de 2008 02:24]

  • Quero dar os parabens aos NADADORES SALVADORES VARELA, RODRIGO, IVO, e a um quarto que de momento não me recordo o nome e por isso desde de ja as minhas desculpas, pelo seu empenho no dia de hoje 25 de Abril de 2009.

    mensagem de: Luis Furtado @ Brejão [Domingo, 26 de Abril de 2009 02:17]

  • Olá a todos, o 4º Nadador salvador presente na praia de Porto Covo no dia 25 de Abril e referido no comentário anterior era o Bruno Lopes, fica aqui a referência.

    mensagem de: Eduardo Taborda @ Porto Covo [Quarta, 29 de Abril de 2009 20:00]

  • A todos os formandos que concluíram o curso de nadador salvador com sucesso os meus parabéns. Foram excepcionais. Um abraço
    AMestre

    mensagem de: Antonio Mestre @ Sines [Quarta, 20 de Maio de 2009 00:37]

  • Deixo aqui também os meus parabéns a todos os nadadores salvadores que concluíram o curso. Espero vos ver em breve nas praias. Abraço

    mensagem de: Bruno Lopes @ Sines [Quarta, 20 de Maio de 2009 10:30]

  • Tenho um grande orgulho em ter participado no programa NS Juniores durante 3 anos, o que me levou a tirar o curso de NS aos 18. Orgulho-me de poder dizer que temos em Sines uma associação de NS com todo este espírito de equipa. Parabéns Mestre, Lança, e a todo o pessoal da Resgate. “O salvamento começa em terra”.

    mensagem de: Pedro Batista @ Sines [Terça, 02 de Junho de 2009 02:04]

  • A Resgate aproveitou muito bem a oportunidade de estar presente na XXI Feira Santiagro 2009. Agradeço a todos os Juniores e Nadadores Salvadores que colaboram e deram vida ao Stand. Viva à Resgate. Unidos somos mais fortes.

    mensagem de: António Mestre @ Sines [Terça, 02 de Junho de 2009 16:37]

  • António Mestre está de parabéns!
    Ele me surpreendeu com suas atitudes belíssimas no campeonato de Nadadores Salvadores aqui no Brasil na praia de Guaratuba no estado do Paraná.
    Com certeza ele está realizando um trabalho excelente em Portugal.
    Aqui no Brasil Antonio Mestre e sua equipe de Nadadores Salvadores representaram muito bem todos vocês.
    Em minha opinião as Nadadoras Salvadoras de Portugal são lindas, eram as mais lindas no campeonato e elas estavam com muita garra.
    mensagem de: Theodoro Dianin Oliveira @ Santa Catarina – Brasil [Sexta, 13 de Novembro de 2009 01:18]

  • Ola a todos . Sou Brasileiro ,Guarda vidas (Nadador Salvador). Trabalho na cidade de Itapema Santa Catarina, aqui estamos iniciando mais uma temporada de verão e como acontece todo ano no mês de novembro e feito um grande campeonato para marcar essa data. Fiquei muito feliz com a participação de Portugueses no Campeonato Sul americano de Salvamento aquático que aconteceu nos dias 5,6,7 de novembro de 09. ** Foi apresentado durante o simpósio diversas técnica de resgate de que são usadas pelos nadadores salvadores de ISN. Eu gostaria de conhecer mais sobre o trabalho de vocês e também saber a respeito de oportunidades de trabalhar em Portugal durante época de julho a setembro. ** espero que esta parceria de certo. Parabéns a todos portugueses pelo ótimo trabalhos que vocês desempenham. Espero ansioso por algum contato pelo email . Um forte abraço a todos os amigos!!

    mensagem de: Marcelo Tollio de Oliveira @ Itapema (SC) . BRASIL [Segunda, 16 de Novembro de 2009 01:46]

  • Olá a todos
    Deixo aqui a noticia referente à participação da Resgate. Demos apoio voluntário ao evento.
    A Resgate colabora com as associaçôes de Sines.

    Circuito Sines Surf Clube/Rip Curl 2009

    Numa etapa que decidiu os campeões alentejanos em 2009, a competição foi grande, obrigando a um trabalho muito difícil por parte da equipa de juízes, que fez um bom trabalho.

    No longboard, a final foi entre o Nelson Louzeiro, Duarte Balão, Filipe Cabral e Sérgio Santos, num mar muito difícil para chegar ao outside com as longboards. Tiveram a grande ajuda do António Mestre da Resgate, que com a mota d´água lá os ia metendo lá fora. O Nelson Louzeiro foi muito superior e demonstrou que tem um nível elevado. Ganhou sem contestação.

    No Bodyboard, a competição foi agressiva com alguns dos melhores atletas da região Alentejo e Algarve a quererem chegar á final. Nesta categoria, a qualidade dos atletas e o tamanho do mar foi grande com o Duarte Santos e o Alexandre Patrício a disputarem a etapa até ao último minuto. O Duarte Santos, concentrado, foi melhor e levou o titulo desta etapa.

    No Feminino, as meninas a sacar grandes manobras com um mar muito difícil, em que a Mariana e a Lia foram superiores, apesar da Cláudia ter estado sempre a lutar para conseguir o título de campeã do Alentejo. Será que conseguiu?

    No Surf Sub-16, temos a confirmação de uma evolução enorme neste último ano de campeonatos entre os atletas alentejanos e uma grande geração que nos dará alegrias no futuro. São tantos os atletas sub-12, que a organização está a ponderar um novo escalão. Em 2010, haverá mais novidades. O Basile foi avassalador e ganhou todas as etapas e logo sagrou-se campeão alentejano 2009.

    No Surf Open, a final foi fantástica, apesar das condições, com todos os atletas a quererem ser primeiros. O Tiago Silva e Manuel João sempre a procurar levar o título, pois ambos também tinham chegado à primeira final. Uma palavra para o Kalú, grande surfista da região, que apesar de não ter subido ao pódio, foi alvo de um grande aplauso de toda a audiência depois de grande elogio do vencedor da etapa, Manuel João. Nós também gostamos muito de ti. Continua amigo.

    Obrigado RIP CURL. Obrigado Costazul, Natura, Phoenix, Kalux, Publeventos, JF Sines, Galp Energia, Servitubos, Capital Account, entre muitos outros que a seu tempo terão o devido reconhecimento.

    Um agradecimento à Capitania do Porto de Sines pelo apoio cedido, nomeadamente ao Sr. Comandante, assim como, ao António Mestre da Associação Resgate que fez um trabalho fantástico numas condições de mar muito complicadas. A ambos um Muito Obrigado.

    À CM Sines, nomeadamente, ao Sr. Presidente e à sua equipa, apenas dizer-vos que o V/ apoio foi fundamental. Os surfistas do Alentejo e arredores, estão-vos gratos. Continuem connosco.

    A toda a equipa do SINES SURF CLUBE, que muito trabalhou para a realização deste circuito, um MUITO OBRIGADO.
    Sem vocês nada disto seria possível. Foram mais de cem pessoas e organizações envolvidas neste último ano para estes eventos mas foi a garra e o carácter de alguns que permitiu este notável trabalho

    mensagem de: António Mestre @ Sines [Terça, 30 de Março de 2010 04:44]

  • ALOHA

    De acordo com o HAWAIIAN DICTIONARY, Aloha significa amor, afeto, compaixão, clemência, condolência, piedade, bondade, sentimento, graça, caridade; cumprimentando alguém: saudação, cumprimentos; amando alguém: amante, amou alguém; amado, amoroso, amável, compassivo, caridoso, esteja apaixonado por alguém; demonstrando bondade, clemência, piedade, caridade, afeto; venerar; se lembrar com afeto; cumprimentar, saudar. Saudações: Oi! Adeus! Ai! Aloha `oe! [ah loh’ hah oe!]

    No imaginário havaiano, a palavra têm “mana”, significando poder espiritual ou divino. Está entre as palavras mais sagradas e poderosas. A palavra Aloha vem de uma derivação de:

    A – AKAHAI, [ah kah hai`] Significa bondade, para ser expressado com ternura: Oferecimento cuidadoso, bondade, modéstia, despretensioso, modestidade, moderado e ternura;
    L – LOKAHI, [LOH` kah hee] Significa unidade, para ser expressado com harmonia: Obter unidade, acordo, uníssono e harmonia;
    O – OLU`OLU, [oh` loo oh` loo] Significa agradável, para ser expressado com afabilidade: Esfria – enquanto refresca, agradável, afabilidade, amabilidade, satisfação, felicidade, graciosidade, congenialidade e cordialidade;
    H – HA`AHA`A, [hah` ah hah` ah] Significa humildade, para ser expressado com modéstia: Baixo, humildade, extinguir o ego e modéstia;
    A – AHONUI, [ah hoh nui`] Significa paciência, para ser expressado com perseverança: Longa respiração, paciência, perseverança, resistência, longo sofrimento e tolerância.

    O interessante é que o “Aloha Spirit” é tão importante que é uma lei, o “Aloha Spirit Law”. No estatuto havaiano seção 5-7.5 a lei é reconhecida como a filosofia dos havaianos nativos.

    Tenha apenas cuidado em usá-la sem necessidade, diga-a apenas quando você sentir aloha verdadeiramente dentro de você.

    Em um nível espiritual, aloha é uma prece divina. É o reconhecimento das Divindades que moram dentro de você e as que não moram.
    mensagem de: António Mestre @ Sines [Segunda, 19 de Abril de 2010 01:35]

  • Email do Sr Gustavo Quintela agradecer o apoio ao evento.

    Caro Comandante Félix Marques,

    As minhas primeiras palavras, enquanto organizador do SinesCat, vão para as equipas de apoio e manutenção da segurança no mar. Quero agradecer profundamente à Capitania de Sines pelo conjunto de meios que colocou à disposição do evento, à Resgate e ao Clube Náutico de Sines.
    O desempenho, prestabilidade e eficiência das equipas foi inexcedível.
    Durante esta semana irei pessoalmente à capitania para agradecer o v. empenhamento e devolver os Rádios VHF que nos emprestaram. Houve um rádio que numa situação de emergência caiu à água mas a organização do SinesCat irá comprar um novo igual e entregar o conjunto nas exactas condições em que o recebeu.
    Muito obrigado por tudo!
    Até à edição de 2011!

    Com os melhores cumprimentos,
    Gustavo Quintela
    SinesCat

    Email ao Sr Capitão do Porto de Sines
    Report do SinesCat 2010
    Bom dia Srº Cmdt

    O evento SinesCat 2010, correu muito bem.
    A missão que nos foi incumbida foi cumprida. Fizemos o nosso melhor, prestando ajuda, sempre que nos foi solicitada.
    As condições climatéricas estiveram sempre a favor do evento, destancando o dia 1 de Maio, as provas que se realizaram dentro da baía de Sines permitindo momentos muito interessantes e espectaculares.
    Houve um momento em que duas embarcações se viraram ao mesmo tempo, acção dos atletas ao tentaram virar os barcos, a acção das equipas de segurança a ajudarem, permitiu à população que se encontrava na praia, a passear na calçada ver a competição e estes momentos que nem sempre são visíveis devido à distância que ocorre a competição.

    No dia 1 de Maio de 2010

    Embarcações de Apoio
    Tsunami
    M208
    M111
    Semirigido (Ass.NS Coral)
    Equipamento complementar:
    Moto 4 – apoio às embarcações ao acesso à rampa de saída e entrada.
    Rádios VHF

    Equipas envolvidas

    Pedro Silva – ESVSines- Capitania do Porto de Sines
    Antunes – Troço Mar- Capitania do Porto de Sines
    A.Mestre – Resgate
    Ivo Margarido – Resgate
    Bruno Lopes – Resgate
    Marco Galamba e mais 3 elementos NS – Coral
    Rui – Escola Sec Poeta Al Berto de Sines – Curso Técnico de Segurança e Salvamento no Meio Aquático
    Adriano – Escola Sec Poeta Al Berto de Sines – Curso Técnico de Segurança e Salvamento no Meio Aquático
    Tânia – Escola Sec Poeta Al Berto de Sines – Curso Técnico de Segurança e Salvamento no Meio Aquático
    Mónica -Escola Sec Poeta Al Berto de Sines – Curso Técnico de Segurança e Salvamento no Meio Aquático

    Equipas:
    M208, AMestre e Bruno Lopes
    M111, Pedro Silva e Ivo Margarido
    Tsunami, Antunes, Adriano e um elemento da Coral
    Semi rigido da Coral – apoio à equipa de reportagem

    Rui – apoio na embarcação do juri oficial.
    Tânia e a Mónica – apoio ao secretariado do evento.

    Hora de saída: +- 1200h
    Hora de entrada: +- 1900h

    Antes do raide iniciar tivemos que afastar os participantes para a área de competição, visto estarem dentro do Porto de Sines e num momento que estava a chegar um petroleiro. A PM, solicitou o apoio das motas água, para afastarmos o barcos dessa área por motivos de segurança. Num espaço de 2 minutos garantimos esse espaço livre e seguro.
    O raide Sines São Torpes, São Torpes, Sines correu dentro da normalidade.
    Prestamos ajuda a 4 embarcações. Uma das embarcações teve que ser rebocada pela Tsunami de São Torpes até Sines. A embacação começou a meter água num dos flutuadores.
    As restantes embarcações simplesmente viraram-se.
    A competição dentro da baía da Sines, envolveu mais trabalho e emoção. As condições de vento foram muito boas para o tipo de prova e para o espetáculo.
    Nesta a prova prestamos ajuda 3 atletas, dois foram os que se viraram ao mesmo tempo em que uma das embarcações foi arrastada para junto do molhe da marina. Como os atletas não estavam a conseguir resolver o problema o srº Gustavo Quitela que estava na embarcação do Juri pediu por via rádio apoio das equipas de segurança.
    Já no final fomos ajudar uma equipa que estava a treinar fora dos molhes e que estava com algumas dificuldades em virar o barco.

    Dia 2 de Maio de 2010

    Embarcações de Apoio
    Tsunami
    M208
    M111
    Semirigido (Ass.NS Coral)
    Equipamento complementar:
    Moto 4 – apoio às embarcações ao acesso à rampa de saída e entrada.
    Rádios VHF

    Equipas envolvidas

    Pedro Silva – ESVSines – Capitania do Porto de Sines
    Antunes – Troço Mar- Capitania do Porto de Sines
    A.Mestre – Resgate
    Ivo Margarido – Resgate
    Bruno Lopes – Resgate
    Marco Galamba e mais 3 elementos – Coral
    Rui – Escola Sec Poeta Al Berto de Sines – Curso Técnico de Segurança e Salvamento no Meio Aquático

    Equipas:
    M208, Pedro Silva e AMestre
    M111, Ivo Margarido e Bruno Lopes
    Tsunami, Antunes,
    Semi rigido – 3 NS

    Rui apoio na embarcação do juri oficial.
    Tânia e a Mónica apoio ao secretariado do evento.

    Hora de saída: +- 1020h
    Hora de entrada: +- 1430h

    A prova decorreu dentro da normalidade. As condições de vento foram muito boas, permitindo bons momentos de espectáculo.
    Foi necessário ajudar somente uma equipa que se virou e solicitou ajuda.
    O Tsunami deu apoio à equipa de reportagem, porque no dia 1 de Maio não foi possível fazer um bom trabalho, devido à embacação semi rigido da Coral ser mais pequena e ao navegar a equipa ficou toda molhada.
    Um dos elementos da equipa de reportagem solicitou a mim e ao Silva se podia embarcar na Tsunami, para fazer um trabalho com mais segurança e sem se molharem.
    A embarcação da Ass. Coral, ficou apoiar directamente mais a M111 e M208 os participantes. A Tsunami apoiou a equipa dos media o que permitiu realizar um trabalho com mais qualidade e segurança.
    As motas foram abastecidas, lavadas e lubrificas.

    Durante os dois dias de competição tiramos fotografias e filmamos.
    Destaco o apoio incondicional da Capitania do Porto de Sines, o que permitiu o sucesso da segurança do evento.
    Os rádio VHF, foram uma peça fundamental na comunicação durante o evento.

    Obrigado Srº Cmdt.

    Com os melhores cumprimentos,

    António Mestre
    mensagem de: António Mestre @ Sines [Quarta, 05 de Maio de 2010 03:31]

  • Noticias CM 22/05/2010

    O País continua a ser reactivo em vez de preventivo.
    Fala-se de crise. Quanto não custa uma busca de resgat ao estado? O dinheiro gasto no Resgate dava muitos frutos se fosse investido na prevenção.
    AM
    Praias: Nadadores-salvadores sem mãos a medir fora da época balnear

    3 banhistas afogados e um desaparecido
    Os quatro amigos lançaram-se à água perto das 13h00, na praia do Tarquínio, Costa de Caparica, em Almada. Mas quando o grupo regressou à areia faltava um: André Gonçalves. O jovem de 17 anos desapareceu ontem no mar, num dia em que morreram três pessoas nas praias portuguesas: uma criança de 11 anos, na Fonte da Telha, um homem de 34 anos, na praia da Sereia, também na Caparica, e um homem de 56 anos na praia fluvial da Ponte da Lagariça, em Resende.

    0h30Nº de votos (0) Comentários (0) Por:Magali Pinto com B.E./I.R./S.C./N.R.

    Ivan Oliveira era o rosto do desespero sempre que olhava para o mar. “O meu irmão adorava vir para a praia e acontece-lhe isto. Aflige-me, porque ele sabia nadar bem”, lamentou ao CM o irmão de André Gonçalves. “Agora ficámos sem ele”, acrescentou. André vivia com o padrasto e com a mãe no Laranjeiro, mas estudava em Lisboa num curso para operador comercial. Os trabalhos de busca e salvamento são retomados hoje de manhã, pelas 08h00.

    Mas o sábado negro começou logo pelas 10h30, com o afogamento de um homem de 34 anos, que foi vítima das fortes correntes na praia da Sereia. Ainda foi resgatado por um nadador-salvador, mas sem sucesso. Poucas horas depois, um menino de 11 anos morria também, após ter sido arrastado pelo mar agitado. Estava a brincar com o irmão quando sentiu dificuldades em sair e desapareceu na água. Os nadadores não conseguiram fazer nada e recuperaram o corpo sem vida.

    Só na Costa de Caparica houve cerca de dez salvamentos. Em Carcavelos, mais três. Isto numa altura em que a época balnear ainda nem sequer começou – só a 1 de Junho.

    “A notícia do desaparecimento do meu irmão caiu como uma bomba. Não há nada que nos dê alegria numa hora destas”, disse em lágrimas Ivan. Os familiares das vítimas já estão a receber apoio psicológico pela Protecção Civil.

    O comandante Nuno Leitão, do Instituto de Socorros a Náufragos, alertou para a negligência dos banhistas. “É preciso ouvir os conselhos dos nadadores-salvadores e ter em atenção que a água está muito fria e os choques térmicos são muitos”, disse.

    CONSELHOS

    Vigie atenta e permanentemente e de distância próxima as suas crianças.

    Após longos períodos de exposição ao sol não entre de repente na água.

    Nunca nade contra a corrente e não se afaste demasiado. Nade paralelamente à costa e acompanhado.

    Evite tomar banho antes de decorridas 3 horas após as refeições.

    Em caso de aflição, não hesite em pedir imediatamente socorro.

    Nunca efectue saltos para a água a não ser em local vigiado e especialmente destinado a esse efeito.

    Recolha informações sobre as praias que frequenta, nomeadamente correntes, rochas, fundões e zonas de perigo.

    MERGULHO FATAL APÓS ALMOÇO EM PRAIA FLUVIAL DE RESENDE

    João Sequeira Linhas, 56 anos, morreu ontem à tarde quando se refrescava na praia da Ponte da Lagariça, em S. Cipriano, Resende. O homem residente no Porto, mas natural de Cárquere, no mesmo Concelho, estava de fim-de-semana na sua terra natal para participar na peregrinação arciprestal à Senhora de Cárquere.

    Ontem à tarde, às 15h30 (e uma hora após ter almoçado), o homem decidiu tomar banho no rio Cabrum. Mal mergulhou na água, sentiu–se mal.

    Segundo testemunhas ouvidas pelo CM, João Linhas ainda tentou agarrar-se a algumas pedras, mas ninguém o conseguiu salvar. Algumas pessoas que estavam no local ligaram de imediato para o INEM. O helicóptero aterrou pouco depois num campo próximo da Ponte da Lagariça.

    Apesar da rápida intervenção do socorro, o homem foi retirado sem vida da água do rio Cabrum. A retirada do corpo para a ponte foi dificultada pelas escadas íngremes de acesso ao local, situação que suscitou críticas dos populares. “Se fosse para socorrer alguém com vida iria ser muito difícil”, comentavam os curiosos que ali se concentraram. O local foi requalificado, há um ano, pela Câmara de Resende, numa obra que custou 120 mil euros.

    POPULARES SALVAM DOIS RAPAZES EM VILA NOVA DE GAIA

    O alerta não deixava dúvidas: dois adolescentes estavam a afogar-se na praia da Madalena, em Vila Nova de Gaia. Rapidamente foram direccionados para o local diversos elementos da Polícia Marítima e mergulhadores dos Bombeiros de Gaia. No entanto, valeu a coragem de vários populares que naquele momento estavam na praia e salvaram os jovens da morte.

    Tudo se passou por volta das 16h20 de ontem. Um dos jovens, de 16 anos, resolveu ir à agua e nadar para longe. “Quando estava a regressar sentiu-se cansado e a corrente arrastou-o. Um outro colega, de 17 anos, correu para o salvar, mas acabou por ser puxado também”, explicou ao CM o comandante dos Bombeiros de Valadares. Após o resgate, os jovens foram socorridos de imediato. “Não apresentavam sinais de hipotermia, mas foram para o hospital apenas por precaução”, concluiu o comandante.

    OUTROS CASOS

    20 de Maio

    Paulo Carvalho, professor de 45 anos, morre afogado em Leça da Palmeira, Matosinhos.

    14 de Maio

    Um menino de 5 anos morre afogado na piscina da sua casa, em Opeia, concelho de Leiria.

    25 de Abril

    Um homem de 40 anos morre por afogamento na Praia do Paraíso, na Costa de Caparica.

    2 de Março

    Um cidadão espanhol de 33 anos morre a fazer rafting no ribeiro de Sistelo, em Arcos de Valdevez.

    30 de Janeiro

    Homem de 81 anos cai ao mar e afoga-se quando pescava na Zambujeira do Mar, Odemira.

    16 de Janeiro

    João Borges, 34 anos, fazia rafting no rio Paiva quando caiu do barco e morreu afogado.

    mensagem de: António Mestre @ Sines [Domingo, 23 de Maio de 2010 04:34]

  • Brincava com amigos em Odivelas

    Jovem de 12 anos morre afogado em rio
    Um jovem de 12 anos morreu ontem afogado no rio da Costa, concelho de Odivelas. Ao que o CM apurou junto de fonte da PSP, o jovem brincava com outras duas crianças na margem do rio.
    0h56
    Nº de votos (0)
    Comentários (0)
    PorBiggriniana Ramos

    Apesar de as circunstâncias estarem ainda por apurar, tudo leva a crer que os três meninos brincavam com uma bola que foi atirada para a água. O rapaz de 12 anos, apesar de não saber nadar, ter-se-á atirado ao rio para tentar recuperar a bola, e afogou–se. A mesma fonte explicou ao CM que o local é habitualmente frequentado por crianças,já que é a única zona que permite banhos.

    O alerta foi dado aos Bombeiros Voluntários de Odivelas, que mobilizaram para o local quatro viaturas e 13 elementos. Uma equipa da viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do INEM que se deslocou ao local tentou, sem sucesso, manobras de reanimação. Só no dia de ontem quatro pessoas morreram afogadas em praias e rios do País e um jovem desapareceu no mar da Costa de Caparica.

    mensagem de: Antonio Mestre @ Sines [Domingo, 23 de Maio de 2010 04:38]

  • El pasado 20 de julio al mediodía, navegando en kayak de mar por la costa de Portugal sufrí un accidente cuando volqué mi kayak en la entrada de la ria de la localidad costera de Vilanova de Milfontes en el Alentejo. La caida pudo haber sido mortal si no hubiese actuado un socorrista provisto de una moto de agua del Instituto de Socorro a Naufragos que me sacó de esa situación tan comprometida, pues la corriente de marea de la ría y el fuerte oleaje me tenían atrapado junto a unas rocas. Quiero agradecer de todo corazón al socorrista de nombre Raúl y a su Instituto por la ayuda prestada, pues sin ella, ahora no lo contaría.

    (Tradução)

    “No passado dia 20 de Julho ao meio-dia , estava navegando de kayak pela costa de Portugal quando sofri um acidente que voltou o meu kayak à entrada do rio da localidade costeira de Vila Nova de Mil Fontes (Rio Mira). A queda poderia ter sido fatal se não tivesse sido resgatado pelo socorrista (Nadador-Salvador) equipado com uma mota de água do ISN que me tirou dessa situação perigosa, pois a corrente da maré do rio e a forte ondulação tinha-me apanhado juntos a umas rochas. Quero agradecer de todo o meu coração ao socorrista Raúl e ao seu Instituto pela a ajuda prestada, pois sem ela, agora não o poderia contar.”

  • Venho prestar a minha gratidão para com a Syone na pessoa do Gigante Amigo Eduardo Taborda que muito tem nos ajudado, sem quais queres interesses, simplesmente porque admira o trabalho feito em prol dos jovens, os valores e princípios que são transmitidos pelas atividades que realizamos. Estou radiante com o novo site da Resgate, que está excecional, moderno e simples, transmiti claramente o que nós somos.
    Obrigado Syone.

Comments are closed.